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7 Cidades para Prática do Ciclismo no Brasil

Hoje em dia, com o trânsito urbano crescendo continuamente, praticar o ciclismo por essas vias tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil e quando a estrutura criada especificamente para a circulação das bicicletas não é adequada ou não está em boas condições tudo isso tende a piorar ainda mais a situação dos ciclistas.

A partir dai, quando se imagina uma cidade com boas condições estruturais para utilizar a bicicleta como alternativa de transporte, vem logo a nossa cabeça algumas cidades europeias como Copenhague por exemplo.

Mas diferente do que muitas pessoas imaginam, no Brasil já existem algumas iniciativas locais que buscam mudar essa realidade no país e fazer com que os ciclista tenham cada vez mais elementos disponíveis para a prática do ciclismo.

Logo mais iremos citar algumas cidades do Brasil que elaboraram algumas soluções viáveis para o uso de bicicleta como forma de transporte, soluções estas que podem ser exportadas para outros locais do país de forma eficiente e a um custo baixo.

No entanto antes de mais nada é preciso citar que as cidades aqui referidas podem também estar sendo incrementada com a adição de novas cidades, pois a medida que o tempo vai passando outras novas cidades vão adotando cada vez mais algumas medidas para facilitar o uso da bicicleta em suas vias como é o caso de Curitiba, São Leopoldo e Teresina por exemplo.

Portanto a busca por novas informações que envolva os lugares ideais para andar de ciclismo deve sempre ser realizada. Vamos citar agora algumas cidades onde o ciclismo já é praticado com certa facilidade.

7 Cidades para Prática do Ciclismo

Santos – SP

Ciclofaixa Santos - SP Cidades para Prática do Ciclismo no BrasilDevido as suas condições climáticas e geográficas, Santos que está situado no litoral do estado de São Paulo representa uma das cidades com mais estrutura para se praticar o ciclismo urbano.

Esta cidade tem em torno de 20 km de ciclovia aberta, sendo possível realizar uma pedalada tranquila tanto na orla da praia como também em outras áreas de via urbana pois suas ciclovias são muito bem sinalizadas.

Essas ciclovias são responsáveis por interligar uma variedade de regiões da cidade indo da divisa com São Vicente até a área portuária. Essa extensão da malha ciclo viária é importante tendo em vista que quanto maior o espaço para os ciclistas estarem percorrendo menor serão as chances deles estarem presentes em meio ao transito.

Sorocaba – SP

Ciclovia Sorocaba Cidades para Prática do Ciclismo no BrasilSe tem uma cidade que tem em mente a bicicleta como meio de transporte e que investe para que essa realidade continue a ser presente em sua área é a cidade de Sorocaba em São Paulo.

Com cerca de 630 mil habitantes, Sorocaba é um exemplo de cidade onde se vê que é possível revolucionar seu sistema de transporte para que este seja voltado exclusivamente para o ciclismo.

São mais de 60 km de vias existentes na cidade para as bikes estarem circulando de forma tranquila onde todas as ciclovias apresentam uma padronização de ambiente, sendo pitadas de cor vermelha com gramado, arbustos e arborização adequados para promover a harmonização desses ambientes.

De acordo com a prefeitura local, a ideia é aumentar ainda mais a extensão cicloviária indo de 60 km para 110 km, e o melhor de tudo, que não se trata somente de tamanho, mas os investimentos com segurança das ciclovias também é algo exemplar, onde as pistas são muito bem pavimentadas, a sinalização e iluminação são adequadas e com isso os acidentes nesses locais são praticamente inexistentes.

Além das ciclovias a cidade também criou os chamados paraciclos em locais de grande circulação para que as bicicletas possam andar com mais tranquilidade por esses locais.

Curitiba

Ciclofaixa Curitiba - PR Cidades para Prática do Ciclismo no BrasilEssa cidade é conhecida em caráter internacional por sua qualidade de vida e a busca de soluções urbanísticas principalmente no que tange os transportes como as bicicletas também não ficam para traz.

A capital paranaense apresenta uma vasta rede de ciclovias desde 1977 que chega a ser em torno de 188 km de ciclovia.

No entanto devido a falta de manutenção em alguns trechos das ciclovias, com a presença de buracos e problemas de sinalização, a população acaba tendo receio de circular por essas áreas.

Mas esta é uma realidade que vem mudando na cidade, pois devido as manifestações de grupos de cicloativistas a prefeitura local acabou criando o chamado Plano Diretor Cicloviário que busca reparar toda a malha cicloviária atual e construir mais quilômetros visando a extensão das vias pelas quais as bicicletas circulam diariamente.

O intuito da cidade de Curitiba é estar proporcionando cada vez mais o desenvolvimento das ciclovias para que dessa forma os ciclistas possam usufruir desse meio da melhor forma possível com qualidade e segurança.

Rio de Janeiro

Ciclofaixa Rio de Janeiro Cidades para Prática do Ciclismo no BrasilA cidade maravilhosa é com certeza uma das que mais investe em termos de estar melhorando a vida dos ciclistas em sua área, onde ela perde somente para a cidade de Bogotá na América Latina no que se refere a extensão das ciclovias.

Nas principais praias cariocas da zona sul o ciclista vai encontrar longos trechos de ciclovia que geralmente são usadas para a prática de atividade física ou até mesmo para o lazer.

Uma dessas ciclovias vai da praia do Leblon até o centro da cidade, sendo portanto uma ótima opção para aqueles ciclistas que estando na cidade pensam em dar um pulinho na praia carioca.

Com mais de 300 km de faixas exclusivas para as bikes o Rio de Janeiro apresenta um projeto ambicioso no qual pretende aumentar essa extensão para 450 km até as olimpíadas de 2016.

Além disso a cidade também conta com um sistema chamado Bike Rio que é voltado para o aluguel de bicicletas onde atualmente existem em torno de 600 bicicletas espalhadas por mais de 60 estações disponíveis e o mais interessante de tudo é que em transportes como metrôs, trens urbanos e mesmo em barcas é permitido a entrada de bikes em determinados horários.

Por todos esses fatores é que o Rio de Janeiro já é considerado uma cidade amiga dos ciclistas que realizam em torno de um milhão de deslocamento todos os dias sendo esta informação dada pela prefeitura local.

Aracaju – SE

Ciclofaixa Aracaju - SE Cidades para Prática do Ciclismo no BrasilA cidade de Aracaju, capital de Sergipe, também pode ser citada com um exemplo de cidade em expansão e que investe nas bikes como um meio para estar evitando o caos que se instala constantemente no trânsito brasileiro.

Apresentando cerca de 600 mil habitantes, Aracaju é a cidade brasileira que tem uma grande proporção de ciclovias por número de moradores, onde a malha cicloviária chega a atingir uns 100 km de extensão.

Essa cidade já investiu mais de 11 milhões na ampliação e estruturação das vias que são exclusivas para os ciclistas. A cidade conta com alguns bicicletários que são mantidos pela prefeitura.

É importante citar que nesta cidade a bicicleta sempre foi usada como meio de transporte pois a geografia plana da cidade favorece a pratica dessa atividade por seus moradores.

O plano cicloviário existente na cidade conta com o apoio do governo federal para estar buscando investir sempre no quesito segurança para o melhor deslocamento nesses locais.

Com certeza ainda há muito a ser investido nessa área pois devido ao ciclo diário de pessoas que usam as ciclovias para se deslocar, a manutenção desses locais se faz necessária de forma continua e sempre está precisando de uma ou outra reforma.

Afuá – PA

Ciclismo Afua - PA Cidades para Prática do Ciclismo no BrasilEste município, apesar de ser pequeno em extensão, ficou conhecido por meio de uma reportagem que foi transmitida na televisão onde mostrava que na cidade em questão não havia a presença de carros sendo todo o transporte urbano feito através das bicicletas. Por essa razão esta cidade não tinha como ficar fora dessa lista.

A cidade apresenta cerca de 40 mil habitantes e toda vez que o Rio Afuá transborda fica praticamente impossível o transito de carros nesse local.

Por isso as bicicletas acabaram se tornando o meio mais viável de transporte para estar sendo utilizado pelos moradores de Afuá.

Uma das atrações locais se dá pela presença das chamadas bici-táxi, que nada mais é do que veículos de quatro rodas não motorizado feito a partir da fusão de duas bicicletas servindo também como transporte urbano.

Brasília – DF

Ciclofaixa Brasilia Cidades para Prática do Ciclismo no BrasilBrasília apresenta um trânsito bastante conhecido pela boa conduta dos seus motoristas que respeitam as faixas de pedestre ate mesmo se o farol estiver aberto.

Com sua geografia plana esse panorama acaba se tornando ideal para a prática do ciclismo e por isso foi criado na cidade o chamado Pedala-DF, que é um plano cicloviário para estar incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte.

Por meio desse plano, foram construídas malhas cicloviárias de grande extensão e novos investimentos tem sido apontados no intuito de melhorar as ciclovias para que os ciclistas possam andar com tranquilidade e segurança.

Além das ciclovias Brasília também apresenta bicicletários e paraciclos dispostos nas principais estações de metrô e terminais rodoviários para que assim seja possível aumentar o número de pessoas que fazem uso das bikes para se deslocar pelas grandes vias das cidades-satélites.

Com isso, diante do exposto acima, é possível perceber que não é somente nas cidades estrangeiras que se pode ter uma ambientalização adequada para a prática do ciclismo e que cada vez mais as cidades brasileiras tem investido para melhorar as ciclovias e assim tornar possível o deslocamento de mais pessoas por essas vias utilizando para isso a boa e velha bicicleta de todos os dias.

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