BIKELOKO

Como entrar no ciclismo de estrada

Começar em qualquer esporte pode ser difícil, mas o ciclismo pode ser particularmente complicado. Não é apenas uma questão de comprar um par de sapatos de corrida ou alguma chuteira de futebol, e é fácil ficar desconcertado com a quantidade de coisas e a complexidade de alguns dos equipamentos que você provavelmente vai ter que comprar.

 

A boa notícia é que estamos aqui com um conjunto de informações para conseguir te orientar. Todo aquele procedimento inicial de pesquisa na internet, vamos fornecer enquanto você tenta descobrir o que comprar para finalmente fazer parte da comunidade de ciclismo de estrada. Então, junte-se ao clube!

 

Pegue uma bicicleta

 

O primeiro passo, óbvio, para começar no ciclismo de estrada é ter uma bicicleta. Mas, claro, não é tão simples como parece e há uma grande variedade de bicicletas diferentes, informações que podem acabar ficando bem confusas se você não sabe o que procurar.

 

ciclismo de estradaA melhor escolha de bicicleta para a maioria dos estilos será uma com guidão caído, o que o ajudará a entrar em uma posição mais baixa, mais aerodinâmica, para que você possa andar mais rápido. No entanto, essa não é a única opção e se você está apenas usando sua bicicleta para se deslocar e andar pela cidade, então uma bicicleta híbrida com barras planas pode ser mais adequada.

 

Uma vez que você tenha decidido que tipo de bicicleta você quer comprar, é hora de descobrir qual modelo, o que, claro, depende muito do seu orçamento. É aconselhável ajustar o seu orçamento para conseguir definir de uma vez por todas o valor que você pode pagar, pois, inevitavelmente, você se encontrará gastando um pouco mais do que pretendia inicialmente.

 

Para aqueles que estão contando as moedas, não se preocupe, ainda é possível comprar uma bike simples por algo em torno de R$ 100. Bicicletas a esse preço virão com uma estrutura de alumínio e um grupo básico de oito velocidades – mas podem ser uma opção para começar a praticar o ciclismo.

 

Ande com a sua bicicleta

 

Agora que você já tem sua bicicleta é importante certificar que também tem o material adequado. E se quer ser levado a sério por outros ciclistas, isso significa lycra.

 

ciclismo de estradaO mais importante é conseguir shorts de bom material para ciclismo que contenha um forro (material de camurça) para ajudá-lo a ficar confortável, mesmo durante longos passeios. Os shorts devem caber adequadamente, o que para as mulheres significará a compra de shorts femininos específicos que tenham um material acolchoado especial para fornecer um pouco mais de proteção e flexibilidade.

 

Em geral, quanto mais você gasta em shorts de compressão, maior será a qualidade do material do produto. Isso deve significar melhor conforto na bicicleta, embora os materiais de diferentes marcas se adaptem a alguns ciclistas mais do que a outros. Mas por mais que você gaste, certifique-se de obter calções (bermudas) com tiras que ajudarão a manter os shorts no lugar ao andar.

 

A próxima parte da sua roupa é a camiseta. Essa é uma peça mais fácil de escolher que os shorts. O mais importante é o ajuste, pois você não quer uma camiseta que se movimenta demais com o vento, mas também vale a pena gastar um pouco mais em uma com um fecho de correr completo para dias muito quentes. Também vale a pena investir em um casaco de ciclismo para ajudá-lo a andar durante os dias com o clima mais frio.

 

A sua última peça de roupa essencial (além do tênis, é claro) é um capacete. Novamente, não precisa gastar tanto. Na verdade, pode pegar um capacete perfeitamente seguro por menos de R$ 100, mas os capacetes mais caros geralmente serão mais leves, mais confortáveis ​​e oferecem melhor ventilação para que você não sinta muito calor em dias mais quentes.

 

Uma vez que você possui sua bicicleta, é hora de ir para o primeiro giro ao redor do quarteirão. Agora, pode soar bizarro, mas sua bicicleta provavelmente não veio com os pedais e mesmo que seja vendida com pedais, estes serão geralmente pedais planos ou grampos.

 

O que sugerimos é que jogue esses pedais fora e use a sua bike de forma “clipless”. Estes são pedais aos quais você aperta os sapatos (o clipless no nome se refere à falta de grampos), o que torna seu movimento de pedalar muito mais eficiente, pois permite que você puxe o pedal, além de pressioná-lo. Ter seus pés anexados aos pedais pode parecer assustador, mas na verdade não é tão ruim assim e você logo se acostuma com isso.

 

ciclismo de estradaExistem vários sistemas diferentes, mas tudo basicamente funciona com você empurrando seu pé para frente e para baixo para se prender melhor, em seguida, girando para fora para soltar. Você pode até passar por algumas quedas, solavancos e contusões enquanto está aprendendo, mas uma vez que se acostumar com eles, se tornará como algo natural.

 

Os diferentes sistemas de pedal clipless virão com grampos diferentes, por isso é importante obter um par de sapatos que acomodarão o tipo de pedais que deseja usar. Para fazer isso, basta ver a parte inferior do seu tênis e ver se eles têm dois ou três parafusos para prender grampos.

 

Se você está viajando fora da estrada ou, em particular, quer um par de tênis que são fáceis de usar, então deve escolher um sistema de pedal com um grampo de dois parafusos, como os pedais Shimano SPD. Estes também devem ser agradáveis e fáceis de entrar e sair dos pés.

 

No entanto, se você estiver fazendo passeios normais, então um sistema que usa um grampo de três pontas, como o Look Keo Classics, é a melhor opção. Com esses pedais, seus tênis vão se mover menos, o que significa melhor eficiência de pedalar, enquanto a base mais ampla lhe dará mais área de superfície para pressionar.

 

Arrume sua bike corretamente

 

A melhor maneira de configurar sua bicicleta corretamente é criar ajustes de manutenção, mas muitas vezes pode ser extremamente caro, então, se você estiver com um orçamento, vá em frente e configure sua bicicleta de forma que possa melhorar sua eficiência ao se movimentar sem adquirir lesões corporais.

 

ciclismo de estradaO mais importante é ajustar a altura do seu assento de forma adequada. Como regra geral, a distância entre o topo do acento e o suporte inferior deve ser de 10 cm, menor do que sua parte interna da perna, a partir daí você pode mover-se para cima e para baixo por alguns milímetros ao longo de seus primeiros passeios até você encontrar a posição perfeita.

 

Tenha as ferramentas certas

 

Você não precisa ser um gênio mecânico para entrar no ciclismo de estrada, mas se você não quiser ficar ligando para um táxi ou ter que enfrentar uma longa caminhada para casa quando algo der errado, vale pelo menos aprender a consertar algumas coisas na sua bicicleta ou pelo menos fazer um curso de manutenção básica.

 

Isso significa investir em algumas ferramentas básicas. Para tirar o pneu da borda, você precisará de um conjunto de alavancas de pneu e precisará de um kit de reparo de punção para remendar um buraco na câmara de ar ou para colocar uma nova.

 

ciclismo de estradaOutra coisa que precisa levar com você em todos os passeios é uma ferramenta múltipla. Com ela sempre terá uma chave de fendas e chaves Allen de vários tamanhos para ajudá-lo a resolver problemas de ajustes necessários durante o seu passeio ou corrida.

 

Bom, praticamente isso é que vai precisar para andar de bike como um ciclista profissional de estrada. Para que tudo dê certo, vale a pena comprar uma bolsa de assento que permita que esconda suas ferramentas embaixo de seu assento e se esqueça delas até que sejam necessárias.

 

Encontre algumas rotas

 

Agora que você está pronto para o ciclismo, precisa descobrir para onde está indo. Se você estiver viajando em estradas desconhecidas e não quiser se perder, então a solução mais barata é comprar uma capa à prova de água do smartphone que lhe permite anexar seu celular ou outros aparelhos eletrônicos ao guidão.

 

A outra opção (mais dispendiosa) é comprar um computador de ciclismo, no qual você pode baixar rotas pré-planejadas. Essa opção é mais cara e no mercado atual existem inúmeras marcas que oferecem esse tipo de produto.

 

ciclismo de estradaAlém de ajudá-lo a encontrar seu caminho em torno de suas pistas locais, andar com um computador de ciclo GPS ou um smartphone permite que você faça o upload de seus passeios para Strava quando chegar em casa. Para aqueles que não sabem, Strava é um “site de compartilhamento de atividades” que permite compartilhar seus passeios, dar “elogios” aos seus companheiros e competir para definir os tempos mais rápidos até as subidas.

 

É como se fosse uma rede social apenas para competidores, atletas amadores e profissionais. Ainda não é muito popular no Brasil, então a língua principal é o inglês.

 

Pronto para começar a se aventurar pelas estradas de bicicleta? Então boa sorte e não se esqueça de ir equipado!

 

Acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *