BIKELOKO

Como Escolher sua Bicicleta

Pedalar pode ser muito mais que um simples esporte. Com a bike você pode encarar trilhas, fazer circuitos de viagens com roteiros fantásticos, praticar atividade física e viver momentos inesquecíveis e de pura adrenalina sobre as duas rodas da bicicleta. E para quem deseja se iniciar no universo ciclístico, a primeira dúvida que deverá surgir é “Qual o tipo de bicicleta devo comprar?”. As opções são as mais variadas, mas antes de adquirir sua bike, existem fatores importantes a se considerar e avaliar. Por isso, este texto será de muita ajuda, pois nele selecionamos dicas importantes de como escolher sua bicicleta á fim de que você possa ingressar no mundo das magrelas da melhor forma.

A escolha do modelo ideal

Antes de escolher o nosso modelo de bicicleta, devemos ficar atentos á 3 questões importantes: 1° Qual é o objetivo de minha pedalada? 2° Que tipo de terreno vou pedalar? e 3° Com qual frequência vou pedalar? Existem modelos específicos de acordo com o objetivo, lugar e frequência em que você irá utilizar sua bike, por isso após responder essas perguntas, você poderá partir para o próximo passo, que é escolher o modelo que melhor se encaixe ás suas necessidades e objetivos. Abaixo mostramos alguns modelos e suas principais características e indicações:

Lazer

Está bicicleta geralmente é indicada para quem tem como objetivo principal pedalar como um hobby, fazendo passeios no fim de semana, pelo parque por exemplo. A bike tem sua posição de pilotagem confortável e indicada para uso casual urbano. Sua maior vantagem é o  baixo custo e sua principal desvantagem se concentra no fato de ser uma bicicleta com material mais frágil.

Mountain

Ciclista e sua Mountain bike

SONY DSC

Para quem deseja começar a se aventurar por algumas trilhas, uma boa pedida é modelo Mountain. Projetada e indicada para suportar terreno hostil e peso em pequenas quedas, muito utilizada em longos trajetos tanto por ciclistas profissionais quanto por amadores. Sua maior vantagem é sua grande versatilidade em qualquer ambiente, já sua maior desvantagem está nos  pneus cravos que dificultam alcançar alta velocidade em locais mais urbanos, como no asfalto, por exemplo.

Speed

Ciclista de bicicleta speedSe você está pensando em comprar uma bike e seu foco é a velocidade, o modelo indicado é o Speed. As preferidas dos velocistas podem alcançar em média seus 110 km/h em decidas e seus 85 Km/h e retas. Indicadas principalmente para uso esportivo e para ciclistas com habilidade. Suas principais vantangens são a leveza e velocidade adquirida e suas maiores desvantagens são o alto custo e sua fragilidade em asfalto ruim, por isso ela não é indicada para as trilhas de terra.

BMX ou Street

bicicleta Street BikeEste é um modelo bem popular, muito utilizado por crianças por ser baixa, mas também por praticantes de Freestyle urbano (fazer manobras para transpor obstáculos com agilidade e rapidez). Sua principal vantagem está no fato de ser um ótima opção para primeira bicicleta de uma criança e pessoas com pouca habilidade, e no caso dos profissionais que desejam realizar o Freestyle, sua leveza que proporciona agilidade para manobras. Sua principal desvantagem é que o modelo não é indicado para percorrer longas distâncias.

Downhill

trilha em Whistler - CanadáSe o seu objetivo são os esportes radicais, pode ser que a Downhill seja sua escolha. Com o nome do esporte radical concentrado em decidas e saltos arriscados, ela é Indicada apenas para amantes do esporte .sua principal vantagem está na grande capacidade de absorção dos impactos com suas suspensões preparadas. Já suas principais desvantagens são o alto custo e peso.

Dobráveis

Se você busca praticidade e mobilidade para transportar sua bicicleta, as dobráveis são perfeitas. De uso urbano bem confortável e ágil nos grandes centros, ela é indicada para trajetos onde necessitam usar metros, carros e ônibus, já que podem ser dobradas e transportadas com facilidade, inclusive podem ser usadas para ir trabalhar. Sua principal vantagem como já mencionamos é sua praticidade e facilidade de transporte e sua maior desvantagem está no preço que costuma ser alto.

Montando sua bicicleta

Depois de definido o modelo é preciso pensar na forma de como montar sua bike, á fim de torná-la perfeita para você, proporcionando melhor desempenho e conforto. Para isso é necessário definir a suspensão, grupo e quadro ideais.

Suspensão

A Suspensão tem o objetivo de  deixar o seu trajeto mais suave, mas sua desvantagem é que ela aumenta o peso da bicicleta. Para estilos BMX, Dobráveis e Speed seu uso não é necessário. Para uso leve como de lazer você pode usar uma suspensão simples com curso de 60mm. Já os modelos Montain geralmente exigem suspensão de ótima qualidade com um curso de 80mm.

Grupo

O grupo é formado por câmbio dianteiro e traseiro, passadores de marcha, cassetes, rolamento central, pé divela, cubos e freios. Geralmente todos eles de uma única marca e modelo para melhor desempenho entre as partes. No caso dos iniciantes, recomenda-se no uso leve o grupo Altus Shimano 21/24v com freio V-brake, e para uso pesado grupo Acera ou Alívio Shimano 24/27v com freio a disco hidráulico.  Na tabela abaixo você pode ver as medidas de quadro recomendados de acordo com a sua estatura média.

Quadro

O quadro é medido em polegadas . Na tabela abaixo você pode conferir o tamanho adequado de acordo com a sua estatura.

Como regular sua bicicleta

Depois de definir seu modelo e montar sua bike de acordo com as características que se adaptem á você e ao seu estilo só falta regulá- la.

Regulagem do acento pode ser feita de duas maneiras, a mais simples é um dos pés no pedal deixando sua perna quase esticada. Outra recomendada para quem já tem habilidade a pedalar é medir a altura do cavalo e ajustar conforme mostra a figura abaixo. Altura correta resulta num melhor aproveitamento e evitando o desgaste dos joelhos.

Agora você já tem todas as informações necessárias para se tornar um ciclista. Seja qual for o seu objetivo, o importante é ter uma bicicleta que corresponda ás suas necessidades e proporcionem o melhor desempenho e conforto para sua atividade. Vale lembrar que seja no caso da prática de esporte ou do lazer, é importante treinar sempre e não deixar a bike encostada depois de um tempo. Pedalar é algo maravilhoso e vale a pena investir nisso, não apenas na grana com a compra da bicicleta como também no tempo dedicado á ela. Depois disso é só adquirir a sua bike e sair por aí, curtindo a vida com a companhia da magrela.

Se você gostou deste artigo, acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.

Leia Também:

4 comentários sobre “Como Escolher sua Bicicleta

  1. bikeloko Autor da Postagem

    Olá Luciana, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário. Para ver o melhor tamanho de sua bike, você tem que ir em loja especializada e testar de acordo com sua estatura. Um abraço.

  2. Marcelo Tavares

    Bom dia.
    Estou começando a praticar e possuo uma caloi 29. gostaria de trocar o quadro e aproveitar o conjunto de peças.
    Qual o quadro pode ser utilizado? e se possível, enviar os valores.

    Muito obrigado

    Marcelo Tavares

  3. bikeloko Autor da Postagem

    Olá Marcelo blz?
    O quadro que veio na Caloi ficou pequeno para você? Antes da compra da Bike é bom verificar e testar de acordo com sua envergadura e tamanho. Postamos um Infográfico na Fanpage no facebook da Bikeloko, dá uma conferida lá. Tem uma tabela informativa. Sobre valores depende do material que é feito o quadro e do tamanho que você escolher. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *