BIKELOKO

Conheça os Modelos de Bicicleta antes de Comprar a Sua

Existem diversos modelos de bicicletas e mesmo que a princípio todas parecem iguais, na verdade elas não são. Há um modelo de bicicleta ideal para cada fim a qual vai ser usada, mesmo não sendo perceptível algumas peculiaridades de cada modelo fazem toda a diferença.

Alguns detalhes na estrutura da bicicleta pode fazer todo o diferencial, seja ele um quadro compacto que vai lhe permitir andar mais rápido ou então pneus mais longos para suportar as irregularidades dos solos.

Para saber qual é o modelo ideal para você, é importante saber antes qual a finalidade que a bicicleta vai ter na sua vida. Para cada forma de uso você vai encontrar um modelo de bicicleta ideal: na cidade, em trilhas irregulares, para passeios, para competições, etc.

Compare os modelos antes de escolher a sua, pois só assim você vai escolher a ideal para a sua finalidade e andar com conforto. Essa dúvida em qual o melhor modelo para se comprar é com certeza a dúvida mais importante e por isso todo cuidado é pouco.

É de suma importância que se tenha muita atenção para decidir a melhor opção de bicicleta, pois uma boa escolha vai influenciar com certeza na paixão que você obterá ao aderir o hábito de andar de bicicleta.

Antes de decidir o modelo que você vai adquirir é importante experimentar diversos outros e verificar se o modelo escolhido é seguro e confortável.

Tipos de Bicicleta

 

– Bicicleta Urbana

bicicleta urbanaEsse tipo de bicicleta é uma das mais indicadas para quem está recém-chegando no mundo das bikes, pois ela tem o quadro com uma distância mais prolongada entre os eixos fazendo dessa forma com que o ciclista pedale em uma posição mais ereta do que geralmente ele ficaria se tivesse utilizando uma mountain bike por exemplo.

Ao ficarem em posição ereta na bike a sua visibilidade sobre a área em que esta pedalando se torna bem mais eficaz e também favorece o conforto, no entanto como desvantagem traz a redução do desempenho do ciclista.

Apesar disso, as bikes urbanas são muito cômodas para se pedalar. Algumas delas, já vem com suspensão dianteira o que proporciona maior conforto e segurança no trajeto, principalmente se ele apresentar obstáculos como subidas íngremes e buracos na pista.

Mas por se tratar de uma bike utilizada principalmente para fins recreativos, o amortecedor acaba se tornando um item não muito necessário.

Outros pontos que auxiliam no conforto apresentado por essa bicicleta são os pneus mais largos e os amortecedores existentes na sela. Portanto essa bike é ideal para aqueles casos em que você quer dá uma volta por locais geralmente tranquilos e sem muitos obstáculos.

 

– BMX

 

Com cinquenta centímetro e freios de pinças na frente e atrás, é uma bike considerada baixa e de marcha única. Geralmente possuem pneus de cravo e são usadas para competições em pistas e trilhas.

 

– Bicicleta de Estrada

 

São aquelas nas quais foram projetadas para o uso de forma eficiente nos asfaltos. Para essa categoria existe inúmeras opções para a sua preferência e essas opções podem ser divididas em dois grandes grupos: passeio e corrida.

As de corrida geralmente são feitas especialmente para um bom desempenho no que tange a velocidade e por isso elas tem que ser leves e colocar o ciclista em uma postura adequada para um bom desempenho. Já, as de passeio são feitas pensando em um conforto para o uso contínuo e também para o transporte de carga.

 

– Mountain Bike (MTB)

 

bicicleta Cannodale LeftMuitos dizem que ela é a sua preferida, pois pode ser usada com conforto nas mais variadas situações. Ela é recomendada para quem está iniciando a andar de bicicleta com uma constância maior, pois ela é prática e serve para todos os tipos de piso, ou seja, serve tanto para andar em trilhas de terras ou até mesmo para aquela pedalada na cidade.

Características desse modelo:

  • O quadro geralmente é de carbono, por ser um material com uma leveza maior e ser mais forte;
  • Os pneus são alongados e possui pinos para aderir de uma melhor forma aos mais variados tipos de solos. Além de ser adequados para percorrer terrenos com buracos;
  • As marchas têm uma função muito importante, que é ajudar na hora das ladeiras e a suspensão que serve para dá um conforto e lhe deixar estável na hora de passar por locais com terreno irregular.

Geralmente esse tipo de bicicleta apresenta alguns modelos nos quais são relevantes e devido a sua importância merecem ser citados.

 

Modelos de Mountain Bike

 

– Mountain Bike Hardtail

 

Essa bicicleta foi projetada especificamente para andar em terrenos irregulares. Sua estrutura é robusta e ela apresenta uma elevada resistência até mesmo para que possa aguentar os trancos que geralmente ocorrem em terrenos que apresentam uma série de obstáculos.

Os pneus são mais alargados e possuem travas para permitir com que a bike tenha aderência ao terreno.

Essa bike apresenta somente suspensão dianteira o que a diferencia de outro modelo também presente no grupo das Mountain Bike que é a Full Suspension.

 

– Mountain Bike Full Suspension

 

Esse tipo de bicicleta apresenta uma estrutura semelhante a apresentada pelo modelo Hardtail diferenciando desse modelo apenas pela presença de uma suspensão traseira.

Esse elemento é essencial para que o ciclista consiga conduzir a bike com mais leveza pedalando por terrenos estando sentado onde normalmente isso não é possível fazer em Montain Bikes do tipo Hardtail.

 

– Montain Bike de Downhill

 

bicicleta suspensão duplaPara quem ainda não é familiarizado o Downhill é uma modalidade onde o ciclista pedala descendo morro abaixo e com isso acaba enfrentando grandes obstáculos pelo caminho.

Essa bike apresenta um curso de suspensão maior que a possibilita aguentar grandes impactos estando em alta velocidade. No que se refere ao peso, está se apresenta mais pesada em relação aos outros dois modelos citados anteriormente.

Se você está em busca de adrenalina e quer iniciar uma nova modalidade, o Downhill é com certeza a melhor alternativa para você e com essa bike tudo ficará bem mais prático.

 

– Mountain Bike All Mountain

 

Essas bikes foram desenhadas para juntar o melhor de dois mundos. Ela é leve e possibilitará com que você encare uma subida sem que para isso acabe desmontando ou descendo da bike para empurrar no meio do trajeto. Ao mesmo tempo ela apresenta uma resistência boa para encarar descidas radicais.

Ela possui uma suspensão de curso médio e sempre que possível instale uma trava na suspensão caso ela já não venha com uma, pois para subidas esse equipamento é essencial e fará toda diferença. Esse tipo de bike tem o peso elevado e por isso são indicadas para uso recreativo.

 

– Handbikes

 

As Handbikes são parecidas com as bicicletas reclinadas, mas difere da mesma por apresentar apenas 3 rodas. Para quem não pode estar usando as pernas para pedalar, com essa bike você precisará apenas das mãos para estar dando sua voltinha de bicicleta.

O seu sistema de câmbio, pneus e freios possui o mesmo padrão das bikes urbanas no entanto são inseridas nas manivelas. Essa é realmente uma bike diferenciada que foi criada para trazer mais conforto e praticidade à sua vida.

 

– Confort bike

 

Para a hora do passeio apenas por robe, esse é o modelo ideal. Serve para as pedaladas na praia, nos condomínios e etc.

 

– Tandem (dupla)

 

São aquelas com duas selas e um par de pedais, para que duas pessoas possam andarem juntas.

 

– Reclinadas

 

bicicleta ReclinadaEsse modelo deixa quem estar andando em uma posição bem reclinada e possui os pedais para frente. Essa é com certeza uma posição mais natural e com uma exigência bem menor de quem esteja andando seja flexível. Elas possuem a opção de ser equipadas com para-brisas para melhorar a capacidade aerodinâmica.

Entretanto, normalmente elas são bem mais pesadas e por isso não consegue alcançar o desempenho nas pedaladas das bicicletas verticais.

É importante que você fique atento ao seguinte: a primeira coisa que você deve fazer é trocar algumas palavras com ciclista que estão a mais tempo na área do que você, para pedir algumas informações sobre os variados tipos e modelos de bikes.

Também recomenda-se fazer um teste com alguns modelos de bikes para se certificar que a bicicleta que está adquirindo é do tamanho adequado para você.

Em relação as marchas apresentadas pela bike, acredite a quantidade em si nem conta muito, o que vai contar é justamente a precisão que elas vão fornecer.

Mas antes de tomar todas essas atitudes, vale ressaltar novamente que você deve definir para qual finalidade está comprando uma bike, se é para algo recreativo ou então é para atividades mais radicais, pois esse detalhe em particular faz toda diferença, onde, como você pôde perceber pelas informações citadas acima, que existem uma determinada bike para cada tipo de situação e por isso não se deve comprar uma bike mais leve que são ideais para corridas de bikes e para se andar de forma recreativa.

Seja qual for sua escolha, vá em uma bicicletários e compre logo a sua bike para que você possa usufruir dos benefícios decorrentes dessa prática e o melhor de tudo, fazendo uso de uma bicicleta condizente com suas necessidades atuais.

Tirou suas dúvidas, então ajude a seus amigos a conhecer nosso blog! Curta e Compartilhe nosso conteúdo!

Leia Também:

Um comentário sobre “Conheça os Modelos de Bicicleta antes de Comprar a Sua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *