BIKELOKO

Cuidados para os ciclistas

Como muitos aspectos da vida em geral, existem detalhes importantes para quem anda de bicicleta que são transmitidas pelo “boca a boca” ou demostrados em situações e lugares informativos. Muitas são coisas simples, mas se você nunca for informado, como saberá?

 

Quem começa a andar de bicicleta normalmente procura por um exercício aeróbico democrático que possa praticar todos os dias com um ótimo “custo x benefício”. Apesar de, inicialmente, a bicicleta ter sido inventada para que os cavaleiros do século 19 não tivessem que andar muito nem fazer muitos esforços, à medida que a bicicleta foi evoluindo, também com ela evoluíram seus adeptos.

 

Já no início do século 20, inúmeras competições de ciclismo começaram a surgir pelo mundo. A maioria delas patrocinadas pelas próprias marcas que buscavam fomentar ainda mais o esporte.

 

corrida de bikeO ciclismo se tornou maior quando os praticantes de ciclismo em estrada e com obstáculos começaram a tornar o esporte mais radical. Os patrocínios começaram a surgir e existem atualmente uma quantidade incontável de modalidades dentro do ciclismo. Mas quem está começando agora e na verdade nem pensa em competir, precisa de alguns auxílios para entender como deve proceder a partir de agora nas ruas como ciclista e o que fazer para tornar a experiência em cima da “magrela” ainda mais emocionante.

 

Então, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar e muito não só na parte técnica de cuidados com a bicicleta e ao correr pelas ruas urbanas, mas também podem te dar um norte de como se divertir e explorar as inúmeras possibilidades de se andar de bike todos os dias, para o trabalho, à escola, para passear com os amigos, ir ao shopping. Enfim, com a bike se vai para qualquer lugar.

 

Dá o fora

 

CicloturismoViaje para algum lugar que você nunca esteve ou em algum lugar que você acha que sabe para onde está indo, mas não tem certeza. Explore! Há um elemento de infância para andar de bicicleta e antes de ter um carro, esse era o meio de exploração. Redescubra isso!

 

Se pesquisar na internet vai conseguir encontrar alguns vloguers que se aventuram fazendo viagens interestaduais e até mesmo de um país para o outro apenas com uma bicicleta profissional. Vale a pena dar uma olhada na dedicação desses atletas e as maravilhosas imagens das façanhas realizadas por eles.

 

Cuidado nas ruas

 

Sinalizar com as mãosAo lado da estrada, no meio do caminho, os carros passam bem perto. Isso vai acontecer com frequência. Você vai ter que lidar com isso todo o santo dia se quiser colocar a bicicleta na sua vida diária. Vale a pena entender um pouco sobre sinalização com as mãos para indicar para os carros quando você precisa passar ou aprender a não andar na rua da mesma forma que se anda na ciclovia.

 

Corrigir novamente

 

ManutençãoBem-vindo ao item mais frustrante sobre o ciclismo. A curva de aprendizado na fixação plana pode ser brutalmente íngreme. Você vai sentir falta de alguma coisa. Um pouco de cuidado com o pneu, mais graxa a ser passada na corrente, ajuste nas correntes e freios. A manutenção é constante. Aprender é falhar.

 

Visite quantas lojas para ciclistas que puder

 

Em seguida, faça uma lista do melhor para o pior de serviço ao cliente. Você vai estar perto dessas pessoas. O Mercado Livre, por exemplo, é ótimo quando você não precisa de coisas com pressa, mas quando a corrida, ou o passeio é amanhã e você acabou de descobrir que seu pneu é plano ou você está sem auxiliares, estas pessoas serão seus salvadores. Seja legal com eles e encontre aqueles que são legais para você. Pague um pouco a mais para um serviço mais amigável. Isso tem valor.

 

Comida e bebida

 

Ciclista se alimentandoPara rotações inferiores a 2 horas, você não precisa comer nada. Traga um gel no caso de você ter um dia ruim. Para rotações mais longas, traga uma barra de energia, faça disparos curtos para aquecer. Beba água, depende do clima, mas é uma boa ideia começar a beber nos primeiros 5 minutos. Pois isso dará o tom para o resto da rotação. Alguns atletas usam 1x/500 ml de garrafa de mistura isotônica a cada 2 horas durante o treinamento e percursos.

 

Faças muitos amigos

 

amigos da bikeFale sobre andar de bike. Seja esse cara. Converse, tweet, blogue, faça um texto e encontre fóruns online! Faça amigos que também gostem de andar de bicicleta. Eles estão por toda parte e serão fontes de informação e motivação. Além disso, é mais seguro andar longas distâncias em grupo.

 

Regiões montanhosas e com baixadas

 

Há montes em sua cidade que se parecem com montanhas? Colinas que possa escalar? Ataque-os. Monte-os. Sofrer e fortalecer. Curte adrenalina e estradas extremas? Então curta esses passeios, mas com cuidado e com todo equipamento de segurança.

 

Não se desculpe por ser novo

 

Todos foram novos uma vez. Até Lance teve que aprender. Passe por um grupo e tente continuar. Se eles são legais, eles não se queixarão ou eles vão deixar você aguardar algumas milhas até a estrada ou no topo da subida para guiar na frente do pelotão. Todos recordam suas lutas no início. Ande de bike. Não reclame e experimente.

 

Como andar no vento?

 

ciclistas ao ventoO vento pode ser o maior inimigo dos ciclistas, mas com um pouco de prática você pode tornar a vida muito mais fácil para si, mesmo quando as árvores começam a balançar. Se você estiver andando em um grupo, fique perto do piloto na frente. Se o vento estiver atrapalhando muito, se estiver muito forte, talvez seja melhor parar e aguardar. Ao andar sozinho, esteja consciente de qualquer proteção ou abrigo que uma vala ou parede possa oferecer.

 

Use suas engrenagens e tente manter um bom ritmo. Andar de bike contra um forte vento de cabeça é muito parecido com a escalada. É por isso que tantos ciclistas holandeses se destacaram nas montanhas do Tour de France. Sempre tente começar suas rotações de treinamento com um vento de cabeça para que você possa desfrutar do vento de cauda no caminho de volta.

 

Ajuste sua própria bicicleta

 

É tão bom comprar um livro ou procurar online e depois pegar sua bike e fazer ajustes. Seus instintos e este livro dizem que seu assento deve ser maior? Levante-o!

 

Leve sua bicicleta à loja

 

Leve sempre sua bicicleta até uma loja especializada em manutenção da parte mecânica e também dos pneus e da câmara de ar. É de extrema importância que você faça uma manutenção periódica se você deseja participar de corridas mais longas ou passeios interestaduais. Também é bom levar um kit na mochila em casos de emergência.

 

Cair de forma segura

 

segurançaTodos nós já fizemos isso. Se ainda não experimentou, você também vai fazer isso um dia. Esqueceu de abotoar o pedal? Faça a queda lenta e com rolamento de um lado, levante-se, olhe como se nada tivesse acontecido e siga em frente.

 

Graxa

 

Existem diferentes produtos para manter a corrente da bicicleta lubrificada para continuar passando pelas engrenagens sem muitos problemas. A graxa é um dos mais baratos e mais usados.

 

Vença um pequeno problema mecânico usando apenas uma ferramenta múltipla

 

Seu assento desliza? Um aro solta? Sua corrente ganha sensibilidade e se solta com mais facilidade? Tenha sempre uma ferramenta para apertar engrenagens e parafusos. Ela pode ser útil em muitas circunstâncias, até mesmo para ajudar a colocar a corrente de volta no lugar.

 

Mantenha algumas coisas com você

 

George Carlin, o comediante americano fez uma listagem sobre os objetos pessoais que não podem faltar. Você precisa de um pequeno conjunto de coisas para andar por aí sozinho. Basicamente, dinheiro, identidade e telefone celular. Então você pode comprar um lanche, uma bebida ou um suprimento de emergência. As pessoas sabem quem você é? Dessa forma, você poderá pedir ajuda quando explodir seu segundo tubo sobressalente a 10 km de casa. Acontece.

 

Limpe sua bicicleta

 

20 a 30 minutos uma vez por semana manterá sua máquina funcionando muito melhor. Os freios, as engrenagens, o manuseio serão todos mais lisos quando sua bicicleta estiver bem cuidada.

 

As engrenagens e as correntes não se desgastarão tão rapidamente e você detectará problemas como o vidro ou os espinhos nos pneus antes de se tornar um problema. Você também se sentirá melhor toda vez que ver que realmente é dedicado e toma o devido cuidado com as suas coisas. Experimente e veja.

 

Uma estrada para explorar

 

amigosNão importa onde você mora. Há um lugar bonito para onde você pode viajar. Encontre-o. Vá para lá. Capte imagens no celular e compartilhe com seus amigos que ficarão felizes e empolgados com mensagens simples, originais e divertidas sobre o quão incrível atleta você é e o quão legal é o lugar onde está.

 

Divirta-se

 

Claro! Isso deve ser divertido. Como citado logo no início, você está basicamente usando uma versão adulta de um brinquedo infantil. Às vezes é legal parar e se lembrar disso.

 

Gostou das nossas dicas? Então coloque em prática agora mesmo e vamos  andar de bike!

 

Acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *