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Dicas para Ciclistas Iniciantes

Já é unanimidade que pedalar não faz bem apenas para saúde. Pedalar é libertador. A cada quilômetro, a cada novo lugar que conhecemos, a cada trajeto novo que decidimos trilhar, nos sentimos renovados.

Contudo, tomar partida e pegar o rumo de bicicleta pela primeira vez não é nada fácil. Temos muitas dúvidas, receios e medos de como agir para evitar ao máximo qualquer transtorno e praticar o esporte com segurança e, acima de tudo, tranquilidade.

Iniciar o treino, dessa maneira, requer muita atenção empenho, como a qualquer outra atividade física. Seja nas trilhas ou nas rodovias, existem diversos riscos que devemos nos precaver.

Sendo assim, para conhecer um pouco mais sobre o ciclismo e descobrir tudo que você deve saber para pegar a bicicleta e ir para onde quiser, leia esse artigo até o final. As dúvidas são muitas e tudo nesse momento parece grandes empecilhos. Entretanto, vamos simplificar tirando as dúvidas por partes aos poucos. E o primeiro tema será, logicamente, ela, a bicicleta.

Qual BIKE escolher para iniciar no ciclismo?

bikeAntes de qualquer dica técnica, tenho de passar a você uma dica imprescindível. Para muitos, esta instrução soa como óbvia, porém faz toda a diferença quando for praticar o esporte.

Leve em consideração a adequação da bicicleta ao seu corpo. Isso mesmo, experimente, se o formato, os tamanhos e os materiais não geram desconfortos ou dores. Nada pior do que um selim desconfortável frente a sua empolgação com a bike nova.

Você também não está proibido de fazer adequações e reparos a sua bicicleta, a conhecida bike fit. Contudo, para evitar danos e garantir o máximo de aproveitamento do produto, buscar na hora da compra o melhor modelo que supra suas necessidades e estejam de acordo com sua personalidade fará toda a diferença.

Observe, principalmente, o selim e o guidão. Afinal, esses itens que serão responsáveis por facilitar ou atrapalhar suas pedaladas. Mas, claro, não deixe de diagnosticar também, se a bicicleta não possui algum artefato ou acessório que prejudique sua atividade esportiva.

Escolhi a bicicleta ideal e, agora, é só começar a praticar o ciclismo?

Não, mesmo já tendo comprado a bicicleta perfeita, você deve ter ciência de mais algumas especificidades sobre o ciclismo para aproveitar da melhor forma possível do esporte.

Antes iniciar, você deve conhecer as modalidades e escolher a que mais compatível com seu perfil. Para facilitar nosso entendimento, vamos falar das categorias mais abrangentes do ciclismo.

  • Modalidade Livre

pedalarEssa prática é ótima para quem deseja manter a qualidade de vida por meio de um esporte de fácil acesso e muito libertador. Assim, o passeio, como também é conhecido, pode ser treinado individualmente ou em grupo. Mas, claro, a modalidade também requer um acompanhamento profissional e cautela, mesmo quando aplicada de modo amador.

Incluir o ciclismo livre em sua rotina é muito simples. Você pode começar a usar a bicicleta para se locomover, reservar um momento do seu dia para fazer um passeio ou até mesmo visitar belas paisagem ou destinos da sua região.

Dentro dessa característica livre, podemos considerar um diferencial, que para grande parte dos ciclistas é visto como uma modalidade. Contudo para simplificar vamos descreve-la dentro da categoria livre. Estamos falando do Speed.

Você também pode praticar o Speed sem predeterminações de lugares e condições, basta definir o trajeto e usufruir do esporte. O que distingue essa categoria das demais é a velocidade.

As bicicletas Speed já são produzidas de modo a ampliar a facilidade com que o ciclista consegue alcançar altas velocidades. Nos modelos da bike Speed, isso fica evidente. O selim é menor e mais distante do guidão a fim de aumentar a aerodinâmica, diminuir o atrito e, consequentemente, alavancar a quilometragem por hora.

BIKE SPEEDVale lembrar que por causa disso as bicicletas para praticar o Speed não são muito confortáveis. Sendo assim, podemos ressaltar mais uma vez a importância de se ter consciência da melhor modalidade que está de acordo com seu perfil antes de adquirir sua bicicleta.

  • Mountain Bike

Já para quem se apaixonou pelo ciclismo e quer ir ainda mais além com o esporte. O Mountain Bike é uma excelente indicação. A atividade, pode ser adaptada para ser realizada individualmente, no entanto, fazer parte de um grupo, principalmente, para quem está começando é a melhor opção. Afinal, encontrar outras pessoas que já possuem experiência com o esporte pode facilitar e contribuir com o aprendizado.

fatima bikerA proximidade com a natureza, conhecer lugares novos e desafiar seus limites são os maiores benefícios do Mountain Bike. No entanto, você deve atentar-se há algumas condições para garantir sua total satisfação durante o percurso.

Por exemplo, em muitos casos, você precisará de algum transporte para chegar até o início do trajeto e, consequentemente, essa singularidade irá gerar alguns custos.

Uma outra questão que você também deverá prestar atenção é sobre o possível estado da trilha, se não há nenhum perigo durante o percurso, os melhores horários para praticar o esporte naquela localidade e as condições climáticas para o dia. Feito isso, você irá assegura maior segurança para sua atividade.

Como dissemos anteriormente, a modalidade de ciclismo que você optar em praticar também influenciará no momento de comprar sua bicicleta. No caso do Mountain Bike, dar preferência para um produto mais resistente é imprescindível. Esse tipo de ciclismo expõe a bicicleta a situações desfavoráveis, como estradas de barro com muitas pedras. E aumentam exponencialmente a necessidade de assistência e reparos a bike.

Modalidade definida, a hora está chegando…

Muito diferente de outros treinos que alegam a dor como caminho para a vitória, o ciclismo tem como prioridade a qualidade de vida, física, social e psicológica. Por isso, é crucial buscar o máximo de informações, conhecer pessoas com experiência e se precaver antes de efetivamente executar o esporte.

perder pesoPrincipalmente, às pessoas sedentárias que escolhem o ciclismo como maneira para se tornar mais saudáveis, ter cautela e moderação é essencial para iniciar seus treinos. Aos outros praticantes, a regra também é válida.

Insira o ciclismo de modo atenuado e sem grandes desafios durante três vezes por semana. Lembre-se de evitar as marchas pesadas no começo na primeira semana. Depois disso, comece a variar a marca e acrescentar 5 minutos a mais a cada percurso.

Com disciplina e persistência em até seis semanas, você já estará adepto e contente com seus resultados. Sem esquecer de sempre priorizar seu bem-estar. Caso sinta alguma dor ou desconforto, não considere como algum fator característico do início do treino de alguma modalidade de esporte, procure um médico.

Vamos pedalar

Até agora, já entendemos como escolher a bicicleta, escolher a modalidade de acordo com a nossa personalidade e definir como serão nossos primeiros treinamentos.

Bem, aparentemente, estamos completamente capacitados para seguir nossos primeiros destinos com muita precaução. Todavia, existem alguns procedimentos simples que também devem ser seguidos durante a prática. E nós devemos conhece-los para conservar nossa integridade.

alimentação no pedalVamos começar salientando a importância de se hidratar durante a prática do ciclismo. Geralmente, tomar água a cada 20 minutos no decorrer do percurso já certifica o mínimo de desidratação possível. No entanto, caso você esteja em um nível mais elevado e pedalando em trajetos mais demorados, usar de isotônicos para se hidratar também é uma ótima indicação.

Alimentos também são importantes. Frutas, como uma banana, ou barra de cereais são boas fontes de nutrientes para se sustentar no percurso. Mantenha-se durante toda atividade com alta taxa de energia.

Entretanto, evite carregar mochilas para portar garrafas de água ou alguma comida. Esse acessória aumentará o peso em suas costas, irá atrapalhar seu rendimento e causar muitas dores.

alimentação no pedalEm relação a vestimenta, em lojas especializadas são vendidos camisetas e shorts para praticar o ciclismo. O short considero imprescindível, pois as pernas devem estar confortáveis durante todo o período em que estiver pelando.

Contudo, ainda que não possua a mesma necessidade da parte de baixo, as camisetas também favorecem o ciclista, por causa do baixo índice de absorção de calor, ou seja, as altas temperaturas não irão atrapalhar o atleta.

Muitos praticantes negligenciam um outro equipamento que considero também muito importante para andar de bicicleta: o capacete. Considero o produto extremamente importante, em especial, nas modalidades voltadas mais para trilhas e estradas desfavoráveis.

Por fim, vou lhe indicar um equipamento um pouco mais sofisticado para também beneficiar sua execução do ciclismo. Estou falando do ciclo-computador. Esse produto irá medir a quantidade de voltar em torno no próprio eixo que os pneus de sua bicicleta estão realizando.

Nesse aparelho, a medida ideal é de 60 rpm a 80 rpm, quando o indicador mostrar algum número a baixo do referido significa que você está com uma marcha muito pesada para aquele trecho em especifico, caso esteja acima, isso quer dizer que você estará utilizando de uma marcha muito leve.

Dessa maneira, você conseguirá distinguir qual a melhor marcha a ser aplicada para cada tipo de estrada diferente de acordo com seu perfil. Como disse antes, muitas pessoas consideram o aparelho muito refinado, principalmente, para quem está começando. Mas acredito que essa aquisição facilitará seu alto conhecimento e sua evolução no ciclismo.

 

bikers na cachoeiraÉ evidente, portanto, que esse esporte transcende os benefícios físicos ao corpo e garante as pessoas melhorias psicológicas e sociais. O ciclismo certifica-se como uma prática que realmente preserva o bem-estar e a qualidade de vida. PRATIQUE!

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Achou que está faltando informação ou há algo de errado? Não se esqueça de deixar um comentário.

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3 comentários sobre “Dicas para Ciclistas Iniciantes

  1. Valquiria Feitosa Nunes

    Quais os benefícios para quem pedala apartir de 65 anos?
    Qual a proteína ideal ?

  2. bikeloko Autor da Postagem

    Olá Valquíria tudo bem? Que bom, é sempre bom pedalar!!! O Ciclismo te ajuda em vários fatores, Físico – melhora a sua coordenação motora, melhora seu condicionamento físico, melhora seu sistema circulatório, melhora seu sistema respiratório, etc. Mental – Ocupa sua mente com coisas positivas, dispara a endorfina e tras alegria a seu dia. Social – A cada dia uma nova experiência, conhecendo novos lugares, e conhecendo novas pessoas. Sobre Suplementação o melhor é procurar um especialista (médico e/ou Nutricionista) para melhor indicação. Bora curtir a vida!!!

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