BIKELOKO

Encorajando amigos a começarem a andar de bicicleta

Com certeza, você ama sua família e amigos, mas também ama o ciclismo, certo? Dividir o tempo entre todas essas paixões é complicado? Sabia que existe maneiras de conseguir que eles compartilhem da sua paixão para que todos possam se encaixar e praticar juntos? Vamos explicar aqui algumas maneiras de tentar interagir com eles e, finalmente conseguir encorajá-los a começar a pedalar.

Ao longo de muitos anos essa modalidade foi adquirindo mais e mais apaixonados, e isso devido ao melhoramento na tecnologia do transporte. Não há como obrigar alguém a amar o ciclismo, mas, tornando essa prática como algo divertido e leve e com o encorajamento certo, é mais provável que tenha sucesso em compartilhar sua paixão pelo ciclismo com as pessoas que ama.

O segredo para conseguir tornar a prática do ciclismo uma rotina é a persistência. Muitas famílias começam a pedalar juntos desde criança e com isso a prática vai se tornando muito comum. Na Europa, é comum famílias se reunirem para assistir à Semana de ciclismo New Forest anual do Reino Unido durante vários anos, onde as crianças podem conhecer outras famílias de também apaixonados pela bike. Muitas crianças lá passam por um período onde andar de bicicleta é um exercício diário que acaba se tornando essencial, como por exemplo, ir para escola, entre outras atividades do dia a dia.pedal em família

 

Mas mesmo sendo bastante comum em outros países precisamos também entender porque essa prática não é tão comum aqui no nosso Brasil. Sim. Existem muitos adeptos do ciclismo no nosso país, não só como esporte, mas também como meio de transporte e como um lazer, normalmente praticado nos fins de semana. Porém, a violência nas ruas assusta algumas famílias que passam a mensagem para os seus filhos de que este é um esporte perigoso, pois o trânsito é agitado, existe a possibilidade de acabar sendo vítima de um acidente de trânsito e que a bike pode chamar a atenção de pessoas não idôneas, podendo ser assaltado, levarem a sua bicicleta e tudo que estiver com você.

 

pedal em famíliaEm 2014, um funcionário de uma empresa de limpeza de vidros e janelas de um edifício estava andando de bicicleta pela paulista quando um homem embriagado que voltava da balada acabou o atropelando e fugindo sem prestar nenhum socorro. O caso assustou ainda mais as famílias urbanas. Mesmo assim, a maioria das cidades possuem programas de alugueis de bicicletas em pontos estratégicos da região para incentivar o cidadão a andar mais com o equipamento. A iniciativa não é só uma oportunidade de incentivar o esporte entre as pessoas mais sedentárias nos fins de semana, mas também uma forma de reduzir a quantidade de pessoas que utilizam os ônibus e metrôs para se locomoverem em curtas e médias distâncias para trabalhar.

 

A decisão é deles

 

Em primeiro lugar, deixe-os tomar a decisão de tentar. Há muitas razões pelas quais as pessoas se sentem nervosas sobre o ciclismo, seja um acidente infantil, pais incompreensíveis ou absolutamente críticos, memórias de um assento doloroso, umas das maiores queixas de iniciantes, ou o medo de cair e passar “vexame”. Então reconheça que existe, sim, uma grande dificuldade para muitas pessoas, mesmo que usemos a expressão “é tão fácil como andar de bicicleta”.Amigos na descida

 

Incentive com muita gentileza. Se eles expressarem interesse em dar uma chance, comece por algum lugar distante do tráfego ou de olhos curiosos.

Use conhecimentos técnicos para tentar convencê-los de que começar a praticar algum tipo de exercício físico é de extrema importância para uma melhora na qualidade de vida. Vale lembrar que andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto, que causa poucas lesões e que têm muitos benefícios para as pernas, circulação e também melhora o sistema respiratório.

 

Percorrer o básico

 

Embora seja verdade que você não pode esquecer os fundamentos do equilíbrio (cabeça para cima, olhar para a frente, com os braços relaxados e costas retas), se você não andou de bicicleta desde que era criança, pode precisar de uma atualização sobre alguns dos itens essenciais, por exemplo, como usar os freios corretamente (ambos ao mesmo tempo e suavemente), como conseguir pedalar com eficiência (com um pedal na posição de 2 horas e uma perna firmemente plantada no chão) e até mesmo quais roupas são mais adequadas (camadas soltas que não serão pegas na corrente, sapatos planos e um par de luvas acolchoadas também).aliviando tensão

 

Acho meio difícil que alguém tenha desaprendido a andar de bicicleta, porém, pode acontecer que depois de muitos anos sem praticar, a pessoa apresente algumas dificuldades para conseguir se locomover em uma bicicleta mais moderna. As bikes atuais são um pouco mais leves, pois houve uma mudança nos materiais usados, as marchas podem ser diferentes e uma bicicleta para ciclismo profissional, por exemplo, tem um guidão bem diferente das bicicletas para uso diário.

 

Deixe-os tão confortáveis ​​quanto possível

 

Claro, ter a engrenagem certa não necessariamente tornará a bike em si confortável para se sentar, então verifique se eles podem alcançar facilmente as alavancas dos travões, sente-se no assento com os dois pés atingindo o chão e, o mais importante, posicione a parte traseira para trás do assento, que ajuda com o centro de gravidade e, portanto, equilíbrio, e também é mais confortável.casal feliz

 

 

Se eles experimentarem algum desconforto, tente ajustar a posição do assento para frente ou para trás ou para cima ou para baixo ligeiramente. Em última análise, eles só precisam de uma bicicleta ou assento diferente. Lembre-se que em dias frios é necessário adicionar camadas extras de roupas, como calções acolchoadas.

 

O equipamento de segurança para quem não tem muito costume de andar de bicicleta também é de suma importância. Mas, além disso, vale lembrar-se do tênis. O calçado precisa ter uma sola plana e também ser bem confortável para movimentação.

 

Programe um passeio curto e livre de tráfego

 

O próximo estágio é realmente dar uma volta. Deveria dizer que essa parte, provavelmente, precisa ser o mais livre de tráfego possível e não envolver muitas partes íngremes ou outros obstáculos.

 

CicloturismoUma distância de até um quilometro ou dois pode ser bastante para algumas pessoas, então fique esperto e não saia se for provável que esteja frio ou molhado. Não vai querer exigir muito deles até que estejam realmente preparados.

 

Lembre-se de quanto tempo você demorou antes de conseguir uma distância de 20 km ou mais. Será que já percorria essa distância quando era criança? Não espere que o seu iniciante faça um ciclismo imediatamente, não importa o quão ansioso você esteja para compartilhar seu passatempo favorito com essa pessoa.

 

A paciência é a chave para superar seu nervosismo e se você sentir que não tem condição, tente pedir a um amigo, colega ou instrutor de ciclismo profissional para ajudar. Aprender sem estresse é a chave para se tornar um ciclista confiante e você ficará surpreso com a rapidez com que isso pode ser alcançado nas condições corretas.

 

Nada de pressão

 

São muitos os motivos que podem acabar fazendo com que uma pessoa que começou a andar de bicicleta agora acabe desistindo e voltando a praticar outro esporte, ou no pior dos casos, que volte ao sedentarismo sem praticar nenhuma atividade física.

 

É impossível dizer que não existem pessoas que considerem esse esporte perigoso, isso porque a maioria de nós pratica esse esporte nas ruas, nos parques, lugares com movimentação de pessoas e de carro. Quem realmente gosta de andar de bicicleta, não está interessado em ficar andando no mesmo lugar, em uma bicicleta ergométrica, em alguma academia ou de frente para a sua televisão, assistindo o mesmo programa que assiste todos os dias.

 

Com a sua família também tem que ser assim. Se não for para conseguir convencê-los de que andar de bicicleta em conjunto vai ser uma grande aventura e que todo mundo vai curtir muito a experiência, então nem comece a tentar.

 

A pressão aparece sempre que a primeira experiência não for monitorada e quando digo isso quero dizer que todo ambiente precisa ser preparado para que tudo possa correr como planejado. O ambiente precisa ser longe de qualquer tráfego de carros e motos, também é importante que o clima esteja agradável para se ficar ao ar livre.

 

Não deixe ninguém para trás. Todo mundo precisa andar mais ou menos na mesma velocidade para que a experiência seja agradável para todos. É importante também tentar criar brincadeiras ou pequenas competições. Isso pode ajudar na fidelização do esporte como algo que pode acabar acontecendo semanalmente. O motivo do esporte conseguir unir pessoas, não é só pela prática esportiva. Você querendo admitir ou não, uma competição saudável une, e muito, as pessoas, mesmo que sejam muito diferentes, como é o caso de algumas familiais.

 

Os motivos importam

 

Serra da CanastraE para finalizar, você pode alegar para a sua família que todos precisam praticar um esporte e começar a viver uma vida mais saudável. A bicicleta é o esporte com maior índice de aceitação entre pessoas de várias idades, então vale a pena apostar no ciclismo.

 

Gostou de nosso artigo, curti aí, compartilha e acompanhe mais no www.bikeloko.com.br/dicas.

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *