BIKELOKO

Os 5 Alimentos mais Importantes para Ciclistas

Para ter uma excelente saúde é essencial possuir o controle de sua alimentação realizada no dia a dia. Entretanto, os atletas, inclusive os ciclistas, são os que mais precisam ter controle sobre suas alimentações, por isso saiba quais são os 5 alimentos mais importantes para ciclistas.

Antes de andar de bicicleta, é preciso apostar em alimentos leves que ofereçam carboidratos, vitaminas e muita água para o organismo. Hoje em dia, o número de pessoas que utilizam a bicicleta é cada vez maior no Brasil e no mundo. Embora pareça um exercício tranquilo, ele exige vários tipos de cuidados com o corpo, principalmente com a alimentação.

Sendo assim, procuramos abranger neste artigo, os principais alimentos que não devem faltar na alimentação de um ciclista.

5 alimentos mais importantes para ciclistas nos dias de hoje

alimentos lightComo orientação, indicaremos a vocês a necessidade de se fazer uma alimentação correta antes de qualquer tipo de exercício físico e sempre que possível ter uma orientação médica para que acima de tudo a sua saúde esteja sempre 100% e os seus resultados realmente sejam eficazes.

Portanto, antes de subir na bike e iniciar o seu percurso o ciclista deve ingerir alimentos leves e que possuem água, porém não podem ser alimentos pesados, afinal de contas, como exigem mais esforços em sua digestão, estes alimentos comprometem o desempenho do organismo, além de poder causar dores e desconfortos no estômago durante o trajeto.

Então saiba que o essencial para uma boa pedalada é evitar alimentos gordurosos, diuréticos e ricos em cafeína, mas não se esqueça da garrafa de água em casa, isso são dicas indispensáveis para os ciclistas.

Sendo assim, confira logo abaixo os principais 5 alimentos mais importantes para ciclistas nos dias de hoje e os incluam em sua dieta do dia a dia, com certeza irá notar diferenças significativas. Confira:

1- Pão Integral:

pão integralComo sabemos o pão é um dos alimentos que os brasileiros mais gostam e consomem durante o café da manha. Entretanto, existe a versão integral, esta por sua vez é mais nutritiva e tem atraído muitos consumidores em busca da boa forma e saúde.

Como em muitos estudos já foi comprovado, o pão integral é um alimento essencial para se incluir em uma boa alimentação. Por isso, veremos a seguir os principais benefícios do pão integral para o ser humano.

Entre os benefícios do pão integral, está o emagrecimento e isso se dá pelo fato do conteúdo de fibras que tem o pão. Essas fibras são capazes de promoverem sensação de saciedade e dão origem a géis que cobrem a parede do estomago desacelerando o esvaziamento gástrico e o processo digestório como um todo. Ainda podemos ressaltar que as fibras ajudam na redução de gorduras e glicose.

Além das proteínas, outro nutriente que é de extrema importância para os músculos são os carboidratos, que agem como produtores de energia em sua decomposição e, isso é fundamental para atletas.

Porém, o pão integral é indicado para esportistas de todos os tipos. Ele traz inúmeros benefícios para quem anda de bike, independente da frequência e da modalidade.

O alimento é rico em carboidratos e mais calórico do que a versão convencional e oferece fontes de fibras que são capazes de regular o intestino sem causar desconfortos durante as pedaladas.

Portanto, basta consumir duas fatias de pão integral por dia para o ciclista conseguir aproveitar todos os benefícios do alimento, preparado com diversas sementes e cereais.

2- Maçã:

foto de maçãNão sei se alguém já ouviu, mas um velho ditado diz que comer uma maça por dia, mantém o médico afastado.

Esse ditado se dá pelo fato da concentração de fibras e vitaminas B, C e E que esta fruta possui. Portanto, a mesma oferece vários benefícios ao ser humano, entre eles estão o controle da diabete, colesterol, AVC, doenças estomacais, prevenção de carie dentária, prevenção de todo o sistema nervoso, apresenta sensação de saciedade e além de tudo isso, é uma fruta que ajuda em problemas respiratórios e este é o ponto crucial para um ciclista.

Seja ela vermelha ou verde, a maçã é um dos alimentos mais acessíveis e consegue ser o mais completo em relação aos nutrientes.

Além disso, a maçã é indicada para quem anda de bicicleta pelo fato de trazer saciedade ao organismo e ajudar nos problemas respiratórios durante as pedaladas. Portanto, comer uma só maçã antes de pedalar já é o suficiente para garantir todos os benefícios da fruta.

3- Morango:

foto de morangoO morango como sabemos, é um tipo de fruta que apresenta um sabor ácido e adocicado ao mesmo tempo, além disso, ele possui algumas propriedades diuréticas e ainda é uma fruta rica em vitamina C que é capaz de ajudar nas cicatrizações de ferimentos, fosse a parede dos vasos sanguíneos o que faz melhorar a circulação e ainda, aumenta a absorção do ferro que é responsável por combater a anemia.

O mesmo pode ser consumido como vitamina, misturado na gelatina, com iogurte, nos cereais no café da manhã ou na salada de frutas, por exemplo.

Além de todos esses benefícios, o morango é uma das frutas mais eficientes para os ciclistas, pelo fato de mais de 90% de sua composição ser água o que faz seu potencial de hidratação ser muito alto.

É uma grande fonte de vitamina B5 e ferro, a pequena fruta aumenta o desempenho de quem anda de bicicleta, pois também é capaz de fortalecer ossos e músculos.

Embora seja pouco calórica, esta fruta não deve ser consumida em excesso, pois sua concentração de potássio e magnésio possui efeito diurético, o que pode estimular o sistema urinário durante as pedaladas e atrapalhar o percurso.

4- Beterraba

foto de beterrabaPor mais que muitos não gostam de beterraba, ela é uma raiz que traz diversos benefícios para a saúde, inclusive de atletas e ciclistas, veja a seguir alguns:

– Diminui a pressão alta, por conter nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos;

– Aumenta o rendimento do treino, pois relaxa os vasos sanguíneos e permite que mais nutrientes cheguem aos músculos;

– Fortalece o sistema imune, por ser rica em zinco;

– Ajuda a preveni e combate a anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B;

– Mantem a saúde dos músculos, por conter potássio e cálcio;

– Protege o sistema nervoso, por ser rica em vitamina B1 e B2;

– Preveni o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina C;

– Controla o colesterol e protege o coração, por ser rica em fibras;

– Preveni o câncer, por ser rica no antioxidante betalaína;

– Preveni problemas no fígado e nos pulmões, devido à presença de vitamina C e betalaína.

Portanto, se você é uma pessoa que não é praticante de esporte algum e deseja obter esses benefícios que a beterraba oferece, basta consumir 250 ml de suco de beterraba diariamente.

Já por outro lado, se você é um atleta ou ciclista, é essencial que consuma a beterraba, afinal de contas, além de ser rica em vitaminas, também oferece altos índices de cálcio e ferro, que fortalecem o organismo para a prática esportiva.

Como vimos acima, a beterraba é um alimento muito versátil e que possui várias formas de ingestão, pode ser utilizada no preparo de refeições, doces e bebidas, esta ultima opção é uma boa alternativa para os ciclistas, podendo ser consumido antes, durante ou depois de andar de bicicleta.

Porém, vale ressaltar que pessoas com pedras nos rins de oxalato de cálcio devem evitar o consumo excessivo de beterraba.

5- Iogurte:

foto de iogurteComo sabemos a lactose é um nutriente muito importante para nós seres humanos desde que somos pequenos, portanto todos os seus derivados também são muito importantes no nosso organismo.

No iogurte, a lactose foi transformada em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana e isso faz com que o ele seja fonte de fermentos lácteos que ajudam na digestão e trazem benefícios para todo o organismo.

Além desses benefícios, as vitaminas do complexo B presentes no iogurte ajudam a melhorar a eficiência dos impulsos nervosos, é capaz de promover o bom humor e ainda, é fonte de proteínas que são responsáveis por formarem os músculos e as vísceras.

Entretanto, se você costuma pedalar no começo do dia, aproveite as vantagens que o iogurte traz a você e consuma um antes de iniciar a pedalada, ou então, se você pedala em outros horários, aposte do alimento.

Essas dicas vão melhorar o seu desempenho em cima da bicicleta, pois o iogurte possui muito cálcio e oferece altas quantidades de carboidrato e aminoácidos, que fortalecem os músculos e ainda estimulam o crescimento deles.

Então, agora que você já sabe quais são os 5 alimentos mais importantes para ciclistas, tenha a sua alimentação balanceada para garantir melhores pedaladas e melhores competições, além de que, com a alimentação correta você ciclista consegue ter mais estabilidade e é capaz de aguentar um percurso mais longo devido ao fato de que está bem alimentado.

Gostou de nossa dica, então acompanhe e divulgue nossos artigos do www.bikeloko.com.br/dicas.

Leia Também:

2 comentários sobre “Os 5 Alimentos mais Importantes para Ciclistas

  1. bikeloko Autor da Postagem

    olá amigo Lúcio, tudo bem? É verdade a Banana é um alimento importantíssimo para o atleta, tanto que já abordamos em outro artigo seus benefícios. Este abordamos outros alimentos que são pouco utilizado e que muitos não sabem de suas características. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *