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Saúde e Esporte

Todo mundo tem a básica noção de que praticar exercícios físicos faz bem para a saúde, pois oferece muitos benefícios e vantagens ao organismo do ser humano. Portanto veja no decorrer deste artigo informações sobre saúde e esporte e fique por dentro de tudo que possa ser do seu interesse.

Uma breve explicação dessa relação é que com o esporte melhora a circulação, os batimentos cardíacos, tonifica a musculatura, além de deixar o corpo bem mais definido. Porém o que muita gente não sabe é que existem muitos outros benefícios.

Exercitar-se de forma contínua reduz sintomas característicos de depressão, fadiga, estresse, melhora a qualidade do sono, da pele, retarda envelhecimento e até minimiza dores agudas.

Entretanto, existem muitas outras maneiras de se cultivar a saúde e esporte, as quais, é mais do que importante que você saiba, pois isso certamente irá fazer uma grande diferença na sua vida.

Por essas e outras que ao pensar um pouco mais sobre esse assunto resolvemos falar de algumas dicas sobre saúde e esporte, as quais você com certeza irá gostar de conferir.

mulher praticando esporteSaúde e esporte: o mais importante nos dias de hoje

Quando você pratica uma atividade física regularmente causa aumento de endorfinas, substâncias atreladas ao nosso estado de humor.

 Um “estado de espírito” positivo te faz sentir bem consigo mesmo, causando uma sensação de bem-estar e por consequência disso, o sistema imunológico funciona melhor, o que te deixa mais resistente a doenças.

Além disso, podemos dizer ainda que a própria oxigenação do corpo, estimulada quando se praticam exercícios aeróbicos, retarda o ritmo em que a pele sofre as modificações do tempo.

Porém, isso não acontece somente com a pele. Todo nosso corpo torna-se mais sadio e com isso o envelhecimento demora mais para aparecer.

Os exercícios físicos e os esportes atualmente vêm tomando a frente da medicina e estão ficando conhecidos como remédios naturais, veja o por que logo abaixo:

Há alguns anos, estudos já tinham comprovado que atividades aeróbicas eram ótimas para quem sofre de problemas como hipertensão arterial e diabetes. Portanto, atualmente foram feitas algumas pesquisas que comprovaram que os exercícios aeróbicos regulares podem agir até como um anti – inflamatório natural contra dores agudas e isso serve para qualquer órgão.

imagem de ciclistas no solMas, não ache que você é o dono da razão e saia fazendo atividades físicas por ai. Toda atividade física necessita de um acompanhamento de um profissional e da indicação de um médico especialista.

Porém, especialistas afirmam que de nada adianta passar horas praticando toneladas de exercícios, se você não souber controlar a sua alimentação. Então, não fique ai parado, mexa-se e saiba controlar a sua alimentação que em questão de poucos dias obterá resultados que nem pensava obter.

No momento em que citamos saúde e esporte procuramos afirmar que exercitar o corpo é mais que necessário, é a única e exclusiva condição para ter qualidade de vida básica.

Como sabemos praticar um esporte é uma excelente opção. Para que seja de fato uma opção sadia o esporte escolhido deve ser apropriado para a condição física, faixa etária e as habilidades do praticante. Portanto, veja abaixo algumas dicas de esportes que não possuem restrições.

Pedalar, andar e nadar são esportes que possuem raras restrições, porém se você não é praticante de nenhum esporte ou atividade física, comece do zero e caminhe primeiramente.

Para qualquer esporte a ser praticado, para que se obtenham resultados é necessária muita insistência, perseverança, critério, bom senso, disciplina, cara correta, constância, evolução gradativa, e também, acompanhamento médico.

Pedalar uma bicicleta também pode ser uma das maneiras mais fáceis e suaves de exercitar, inclusive quando são iniciantes, porém é necessário que tenha todos os cuidados antes de iniciar a pedalação.

Ciclistas na beira da praiaPara se iniciar em qualquer esporte é necessário entender de maneira muito clara algumas regras, se não fizer isso, provavelmente estará colocando a sua vida em risco.

Normalmente há uma grande diferença entre um praticante de esporte amador e um atleta profissional. Em nenhum esporte esta diferença é tão notável como no ciclismo, afinal de contas a diferença entre eles é monstruosa e não vale nenhum tipo de comparação.

Entretanto, um erro comum que muitos cometem pela falta de tempo é praticar esporte só nos finais de semana, pois então, lembre-se que qualquer prática esportiva, feita de forma incorreta, acaba sendo prejudicial e também perigosa.

Quando ainda nos referimos à saúde e esporte, podemos dizer que somos todos muito parecidos, mas não há no mundo dois corpos que sejam totalmente iguais, portanto é necessário buscar o próprio equilíbrio.

Por falta de tempo e disposição, o homem moderno vem deixando o esporte de lado e isso infelizmente causam distúrbios como má alimentação, obesidade, estresse, doenças crônicas entre muitos outros.

Como reação para ajudar na prevenção desse tipo de atitude, as confederações de esporte e ciência vem desenvolvendo estudos e que tendem a demonstrar a importância que a prática de uma atividade física bem planejada tem para as pessoas.

Principais motivos para a prática de esportes

Você já parou para pensar nos principais motivos para se praticar esportes? Se a sua resposta for não, fique tranquilo, pois iremos lista-los logo abaixo para que você possa ter plena certeza de seus benefícios, confira:

– Autoestima: A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

– Capacidade Mental: Pessoas ativas em exercícios apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

Pessoas em bike ergometrica em academia– Colesterol: Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL, o “bom colesterol” no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

– Depressão: Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

– Doenças Crônicas: Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo assim, o risco de diabetes.

– Envelhecimento: Ao fortalecer os músculos e o coração e, ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

– Ossos: Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

– Sono: Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido e com muita disposição.

– Stress e Ansiedade: A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural.

Dicas importantes para a prática de exercícios:

As principais dicas para uma boa prática de exercício, podem estar relacionadas a diversos fatores, por isso, confira alguns deles abaixo:

– Avaliação Física: Antes de iniciar um programa de atividade física regular, é essencial fazer a realização de uma avaliação física para a prevenção de quaisquer riscos à sua saúde.

Mulher feliz pedalando– Avaliação Correta: Adquira, progressivamente, bons hábitos alimentares. Faça cerca de 5 a 6 refeições moderadas por dia. Entre elas veja algumas: o café da manhã que deve ser rico e bem diversificado; elimine os alimentos que só contribuem com calorias; evite chá, café e álcool, pois podem causar uma indesejável diminuição da eficiência muscular.

Beba muita água e sucos naturais; evite alimentos gordurosos, pois além de prejudicar o processo digestivo, aumentam o colesterol e o percentual de gordura no organismo.

Inserir alimentos ricos em carboidratos é muito importante, porém o excesso pode ser transformado em gordura e depositado no tecido adiposo e isso é algo muito prejudicial a sua saúde, então fique atento com todos os alimentos que você ingere.

– Use a roupa correta: Na prática da atividade física, a escolha da roupa é de extrema importância. Não utilize aquelas roupas que dificultam a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente e procure evitar ao máximo tecidos sintéticos.

Prefira roupas claras, leves e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor. Use tênis apropriado para a modalidade física escolhida.

E por último, temos que ressaltar a atenção, no preparo do seu corpo. Antes de qualquer atividade física faça o alongamento correto e necessário para que você não tenha problemas durante e após a atividade exercida.

Para quem não sabe o alongamento é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal, com o mínimo de restrição possível, preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações. Ele deve ser realizado antes e após os treinos.

Grupo em uma trilha no por do solO aquecimento deve ter duração de 5 a 20 minutos, utilizando 50% da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo são o aumento da temperatura corporal e a melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.

Agora que você já sabe muitas coisas e adquiriu muitas informações sobre saúde e esporte¸ esta em suas mãos decidir começar agora e ter uma qualidade de vida mais elevada. Portanto, abuse dos exercícios, mas não se esqueça da boa alimentação e do acompanhamento médico que é essencial para todas as pessoas.

Se você gostou deste artigo, acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.

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